Notícias

Cicloativistas organizaram Bicicletada em Rio Claro

30/08/2016

-Foto de Emilio Sangiorgi: Panfleto de boas vindas da Bicicletada

Movimento de manifestação que reivindica trânsito mais humano e mais espaço para as bicicletas, não acontecia na cidade desde 2010.

 

     

 

Aconteceu na tarde de sexta, dia 26 de Agosto, mais uma edição da Bicicletada na cidade de Rio Claro, que teve sua última edição em Novembro de 2010 na cidade azul e foi retomada pelo Coletivo Pedala Rio Claro.

A Bicicletada acontece em inúmeras partes do mundo desde 2002, é um movimento de manifestação pacífico de Massa Critica, que reivindica cidades mais humanas, um trânsito mais democrático e que celebra os veículos não motorizados como forma de locomoção ativa, saldável, não poluente, que humaniza o trânsito e, o melhor, não causa congestionamentos.

Os manifestantes, que se autodenominam cicloativistas, se reuniram a partir das 16h30 na Praça da Liberdade onde entregaram panfletos aos motoristas, ciclistas e pedestres, entoaram palavras de ordem e convidaram a população a participar do movimento de forma organizada e sem nenhum dano à ordem pública.

 

-Foto de Emilio Sangiorgi: Bate papo entre os cicloativistas antes da saída, na Praça da Liberdade.

 

A manifestação partiu para as ruas as 17h, onde percorreram um trajeto de 2km pelas ruas do centro da cidade fazendo muito barulho com apitos e cantigas, distribuindo panfletos e entoando palavras de ordem como: “ah arrá, eu não pago IPVA”; “mais amor, menos motor”; e “Não tá fazendo nada? Vem pra bicicletada!”, buscando mostrar aos motoristas pedestres e curiosos que assistiam das janelas e portas dos estabelecimentos, que a bicicleta não congestiona, ela transita.

 

-Foto de Emilio Sangiorgi: Manifestantes ocupando a rua durante a Bicicletada

 

            Questionado sobre a utilidade da ação para o trânsito, um dos presentes disse: “O movimento busca mostrar a todos que a Bicicletada serve para divulgar a bicicleta como um meio de transporte saudável, não poluente, que não causa congestionamentos e melhora a qualidade de vida dos usuários. Ela contribui para criar condições favoráveis para o uso deste veículo, tornando mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano.” – afirmou Thiago

            A Bicicletada é um movimento sem líderes ou estrutura vertical, todos os cicloativistas são empoderados através de reuniões quinzenais organizadas pelo Coletivo Pedala Rio Claro abertas a população. Ela não é um mero passeio ciclístico, mas um movimento de questionamento e mudança cultural.

A manifestação não foi caótica ou agressiva. Pelo contrário, a Bicicletada aconteceu como uma forma de protesto segura, organizada e simpática, pelas ruas do centro comercial da cidade, o que assegurou sua eficiência e demonstrou maturidade e responsabilidade, que é o ponto de partida para um trânsito mais humano.

Os passeios de Massa Crítica ao redor do mundo acontecem sempre na última sexta-feira do mês, às 17 horas. Em Rio Claro o Coletivo Pedala Rio Claro ainda está estudando qual dia e horário se adequarão melhor a realidade da cidade para evidenciar a bicicleta como meio de transporte, mas já dataram a ação de setembro para o dia 22, quando é celebrado o Dia Mundial Sem Carro, com concentração a partir das 16h30 e saída as 17h da Praça da Liberdade, em frente à Igreja Matriz.

 

-Foto de Emilio Sangiorgi: Cicloativistas presentes na Bicicletada Rio Claro.

 

 

O Coletivo Pedala Rio Claro, organizador da Bicicletada agradecem o auxílio da Federação Paulista de Mountain Bike, do Laboratório de Anatomia da Unesp e todos os cicloativistas presentes na manifestação. Datas e horários das reuniões do coletivo e maiores informações podem ser obtidas através do www.facebook.com/pedalarioclaro ou pelo email pedalarioclaro@gmail.com.br      

17.10.2017
5ª etapa - Copa Brasil de Downhill - Cancelada
5ª etapa - Copa Brasil de Downhill - Cancelada...

...

Saiba mais...

Campeonato Brasileiro de Downhill 2017 - Cancelado
Campeonato Brasileiro de Downhill 2017 - Cancelado...

    A Confederação Brasileira de Mountain Bike vem por meio desta informar o cancelamento do Campeonato Brasileiro de Downhill 2017.   Estamos preparando um ano melhor em 2018. As solicitações de eventos do calendário 2018, finda no dia 15 de novembro de 2017. Aguardamos mais organizadore...

Saiba mais...

Parcerias

CBMTB © Copyright 2008 - Todos os direitos reservados
VXM - Agência Digital