Notícias

Cicloativistas organizam Bicicletada do Dia Mundial Sem Carro em Rio Claro

23/09/2016

Movimento de manifestação que reivindica trânsito mais humano e mais espaço para as bicicletas, foi antecipada neste mês para coincidir com o Dia Mundial Sem Carro.

 

 

     

Aconteceu na tarde de quinta, dia 22 de Setembro, mais uma edição da Bicicletada na cidade de Rio Claro, realizada pelo Coletivo Pedala Rio Claro.

A Bicicletada acontece em inúmeras partes do mundo desde 2002, é um movimento de manifestação pacífico de Massa Critica, que reivindica cidades mais humanas, um trânsito mais democrático e que celebra os veículos não motorizados como forma de locomoção ativa, saldável, não poluente, que humaniza o trânsito e, o melhor, não causa congestionamentos.

Esta edição aconteceu no Dia Mundial Sem Carro, comemorado em todo o mundo no dia 22 de Setembro, ao contrário das demais edições que acontecem sempre na última sexta do mês.

O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto e todos os malefícios desse uso excessivo para a sociedade. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa.

Os manifestantes, que se autodenominam cicloativistas, se reuniram a partir das 16h00 na Praça da Liberdade onde entregaram panfletos aos motoristas, ciclistas e pedestres, entoaram palavras de ordem e convidaram a população a participar do movimento de forma organizada e sem nenhum dano à ordem pública.

A manifestação partiu para as ruas as 17h30, onde percorreram um trajeto de 2km pelas ruas do centro da cidade fazendo muito barulho com apitos e cantigas, distribuindo panfletos e entoando palavras de ordem como: “ah arrá, eu não pago IPVA”; “mais amor, menos motor”; e “Não tá fazendo nada? Vem pra Bicicletada!”, buscando mostrar aos motoristas pedestres e curiosos que assistiam das janelas e portas dos estabelecimentos, que a bicicleta não congestiona, ela transita.

Questionado sobre a utilidade da ação para o trânsito, um dos presentes disse: “O movimento busca mostrar a todos que a Bicicletada serve para divulgar a bicicleta como um meio de transporte saudável, não poluente, que não causa congestionamentos e melhora a qualidade de vida dos usuários. Ela contribui para criar condições favoráveis para o uso deste veículo, tornando mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano.” – afirmou Thiago

A Bicicletada é um movimento sem líderes ou estrutura vertical, todos os cicloativistas são empoderados através de reuniões quinzenais organizadas pelo Coletivo Pedala Rio Claro abertas a população. Ela não é um mero passeio ciclístico, mas um movimento de questionamento e mudança cultural.

A manifestação não foi caótica ou agressiva. Pelo contrário, a Bicicletada aconteceu como uma forma de protesto segura, organizada e simpática, pelas ruas do centro comercial da cidade, o que assegurou sua eficiência e demonstrou maturidade e responsabilidade, que é o ponto de partida para um trânsito mais humano.

Os passeios de Massa Crítica ao redor do mundo acontecem sempre na última sexta-feira do mês, às 17 horas. Em Rio Claro não será diferente, o Coletivo Pedala Rio Claro já datou a ação de Outubro para o dia 28, com concentração a partir das 16h e saída as 17h30 da Praça da Liberdade, em frente à Igreja Matriz.

O Coletivo Pedala Rio Claro, organizador da Bicicletada agradece o auxílio da Federação Paulista de Mountain Bike, da Bike On Oficina e de todos os cicloativistas presentes na manifestação. Datas e horários das reuniões do coletivo e maiores informações podem ser obtidas através da Fanpage www.facebook.com/pedalarioclaro ou pelo email pedalarioclaro@gmail.com.br

 

Texto: Clayton Palomares

 

Fotos: Emílio Sangiorgi  

11.09.2017
Ranking DHI 2017 - atualizado - 03/09/2017
Ranking DHI 2017 - atualizado - 03/09/2017...

  Class Nome Descida das Escadas de Santos #1 Copa Brasil DHI - Teresópolis - RJ #2 Copa Brasil DHI - São Vicente - SP #3 Copa Brasil DHI Campeonato Brasileiro DHI 2017 Total de Pontos 1 Marcos Ribeiro Ulrich Inf Juvenil 200 200 180 580 2 Ca...

Saiba mais...

14.07.2017
Declaração de filiados on line
Declaração de filiados on line...

    A Confederação Brasileira de Mountain Bike disponibilizou em seu site a declaração de filiados.  Esta declaração serve para as federações estaduais filiadas a Confederação e aos atletas cadastrados na entidade. A declaração também serve para o cadastro do Bolsa Alteta no Ministério do Esport...

Saiba mais...

Parcerias

CBMTB © Copyright 2008 - Todos os direitos reservados
VXM - Agência Digital